Declaração de Privacidade da Bapacho – o seu padeiro local online – uma iniciativa do Royal Zeelandia Group

- A Zeelandia respeita a privacidade de todos os utilizadores dos seus websites e procede ao tratamento dos seus dados com todos os cuidados –

 

Declaração de Privacidade da Bapacho – o seu padeiro local online – uma iniciativa do Royal Zeelandia Group

 

- A Zeelandia respeita a privacidade de todos os utilizadores dos seus websites e procede ao tratamento dos seus dados com todos os cuidados –

 

  1. INTRODUÇÃO

 

A presente Declaração de Privacidade da Bapacho tem por objetivo os dados de consumidores e clientes, sempre que esta informação diga respeito a pessoas singulares. A presente Declaração de Privacidade fornece informação sobre o tratamento de dados pessoais efetuado pelo Royal Zeelandia Group BV e pelas empresas do seu grupo, adiante designados apenas por ”Zeelandia”, “nós” ou “nos”. A Zeelandia é a empresa que se encontra por trás da Bapacho.

 

Na presente Declaração de Privacidade descrevemos quem somos, como e para que fins iremos proceder ao tratamento dos seus dados pessoais, a forma como poderá exercer os seus direitos de privacidade e ainda toda a restante informação que possa ser relevante para si. 

 

Fizemos o nosso melhor para lhe fornecer toda a informação num formato claro e legível. No entanto, se após a leitura da presente Declaração de Privacidade, tiver quaisquer dúvidas sobre a utilização que damos aos seus dados pessoais, poderá sempre contactar-nos através dos dados de contacto adiante indicados.

 

A presente Declaração de Privacidade poderá ser alterada ao longo do tempo. A Declaração de Privacidade mais atualizada será publicada no nosso website. A presente Declaração de Privacidade aplica-se desde que a Bapacho foi lançada, em junho de 2020. As últimas alterações introduzidas na presente Declaração de Privacidade foram efetuadas a 28 de agosto de 2020.

 

  1. QUANDO É QUE A PRESENTE DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE SE APLICA? 

A presente Declaração de Privacidade é aplicável ao tratamento efetuado pela Zeelandia em relação a todos os dados pessoais de consumidores e clientes e outras pessoas singulares através da Bapacho, onde poderá encomendar produtos na sua loja local. A Zeelandia faz a gestão desta plataforma para apoiar as padarias, pastelarias e chocolatarias locais, conduzindo ao nome Bapacho (Bakeries, Pastry, Chocolate). Quando encomenda um produto através da Bapacho, está a encomendar diretamente na sua loja local. Portanto, o proprietário da loja local (o "comerciante") também procederá ao tratamento dos seus dados pessoais para fazer a gestão da sua encomenda. A presente Declaração de Privacidade não abrange esse processo com o comerciante, mas abrange o tratamento dos dados pessoais efetuado pela Zeelandia para poder fazer a gestão desta plataforma. A Zeelandia não vende os seus dados.

Finalmente, a presente Declaração de Privacidade não aborda o tratamento de dados pessoais de candidatos ou colaboradores no contexto da sua relação laboral com a Zeelandia.

 

  1. QUEM É RESPONSÁVEL PELOS SEUS DADOS PESSOAIS? 

A Zeelandia é a entidade responsável pelo tratamento de todos os dados pessoais que são inseridos no âmbito da presente Declaração de Privacidade. A presente Declaração de Privacidade indica quais os dados pessoais recolhidos e utilizados (designados por "tratados") pela Zeelandia e qual a finalidade a que se destinam, e a que pessoas ou entidades os dados serão ou poderão ser fornecidos. Se tiver alguma dúvida sobre a forma como tratamos os seus dados pessoais, não hesite em contactar-nos. Valorizamos a sua privacidade e os seus dados pessoais estarão seguros com a Zeelandia.

 

  1. QUAL A FINALIDADE DO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS? 

 

(a) Para a celebração e cumprimento de contratos  

Quando compra um produto aos nossos comerciantes como cliente, poderemos proceder ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos administrativos, que garantem ao comerciante a possibilidade de enviar faturas e a si de efetuar qualquer pagamento. Também utilizamos os seus dados pessoais para permitir que o comerciante faça a entrega ou receba e faça a gestão dos seus produtos. 

 

Para este efeito, poderemos proceder ao tratamento dos seus dados de contacto, tais como o seu endereço e e-mail, dados pessoais, tais como o seu nome e data de nascimento, informação sobre pagamentos e crédito, histórico de encomendas e outros dados armazenados na nossa base de dados de clientes, se os tiver adicionado à sua conta (ver também a finalidade ‘e’). Caso contrário, só procederemos ao tratamento dos dados pessoais que nos forneça durante o processo de encomenda.

 

Se optar pela entrega com recolha, poderá apenas fornecer o seu endereço de e-mail e dados de contacto para celebrar o contrato através da Bapacho, e poderá fazer o seu pagamento ao Comerciante, se assim o preferir.

 

Para esse efeito, iremos proceder ao tratamento dos seus dados com base no artigo 6(1)(b) do RGPD, uma vez que o tratamento é necessário para o cumprimento de um contrato. Sem fornecer essa informação, não é possível fazer encomendas através da Bapacho.

 

(b) Para gestão e marketing de relacionamento  

Utilizamos a informação armazenada na nossa base de dados de clientes para lhe enviarmos ofertas e newsletters adequadas (se se inscrever para receber a nossa newsletter), bem como para fazer a gestão da conta. Utilizamos ainda os seus dados pessoais para desenvolver, realizar e analisar estudos de mercado e estratégias de marketing, a fim de ajudar os nossos comerciantes a melhorar os serviços online que prestam aos clientes. Nunca venderemos os seus dados a terceiros e todos os dados pessoais tratados para este fim só serão utilizados pela Zeelandia para atividades de marketing e em benefício dos comerciantes. 

 

Para este efeito, procedemos ao tratamento dos seus dados de contacto, tais como o seu endereço e e-mail, dados pessoais, tais como o seu nome e data de nascimento, informação sobre pagamentos e crédito e histórico de encomendas.

 

Para esse efeito, iremos proceder ao tratamento dos seus dados com base no artigo 6(1)(b) do RGPD, no interesse legítimo da Zeelandia e dos comerciantes que vendem os seus produtos através da nossa plataforma. Além disso, poderemos solicitar o seu consentimento, artigo 6(1)(a) RGPD, para fins de marketing, por exemplo para subscrever uma newsletter.

 

(c) Análise organizacional, melhoria da plataforma e desenvolvimento e elaboração de relatórios

Na Zeelandia, processamos os seus dados pessoais na elaboração e apresentação de relatórios e análises de gestão. Utilizamos dados pessoais agregados para elaborar relatórios de gestão e para analisar as empresas que efetuam transações através da plataforma, a fim de fornecer aos nossos comerciantes conhecimentos valiosos sobre a forma como a plataforma está a ser utilizada. Além do mais, poderemos realizar inquéritos junto dos clientes para saber mais sobre os seus pontos de vista e opiniões. Procedemos ainda ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de elaboração de relatórios de gestão no contexto de fusões, aquisições e alienações e a fim de gerir tais transações.

 

Para este efeito, procedemos à anonimização dos seus dados pessoais, tais como a forma como utiliza a plataforma, o que encomenda e o que pensa da plataforma e dos produtos, por exemplo, com base na informação que fornece ao responder aos nossos inquéritos. Além disso, utilizamos dados pessoais agregados para analisar o comportamento do cliente e para ajustar a plataforma, a fim de garantir que a mesma é relevante para os clientes dos nossos comerciantes. Isto significa que analisamos com que frequência o cliente lê as nossas newsletters, com que frequência visita a Bapacho, em que páginas clica e que bens compra através da Bapacho.

 

Para este efeito, podemos proceder ao tratamento dos seus dados de contacto, tais como o seu endereço e endereço de e-mail, dados pessoais tais como o seu nome e data de nascimento, informação sobre pagamentos e crédito, e correspondência trocada com a nossa empresa. Além disso, procedemos ao tratamento dos dados pessoais que introduziu na plataforma ou que foram gerados pelas funcionalidades que utilizou na plataforma e dos dados técnicos do seu dispositivo, tais como o seu endereço IP, as páginas que visitou na Bapacho, o seu comportamento relativo a “clicar e navegar” e duração da sua sessão.

 

Para este efeito, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais com base no artigo 6(1)(f), no interesse legítimo da Zeelandia e dos comerciantes que vendem os seus produtos através da nossa plataforma, para que possamos melhorar ainda mais a Bapacho e os produtos que estão a ser vendidos na mesma.

 

(d) Apresentar-lhe as funcionalidades do nosso website e o que se refere à sua gestão técnica e funcional 

Se utilizar a nossa plataforma, procederemos ao tratamento dados técnicos para lhe oferecer as funcionalidades da nossa plataforma e permitir que os gestores da nossa plataforma façam a gestão e melhorem o desempenho da mesma. Se introduzir dados na nossa plataforma, por exemplo, ao criar uma conta ou ao deixar informação para poder receber informação relevante, procederemos ao tratamento desses dados para lhe fornecer a informação solicitada.

 

Além do mais, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais a fim de permitir que guarde os seus dados (tais como subscrição de produtos acabados de sair do forno).

 

Para este efeito, procedemos ao tratamento dos dados pessoais que introduziu na nossa plataforma ou que são gerados pelas funcionalidades que utilizou na nossa plataforma e dos dados técnicos do seu dispositivo, tais como o seu endereço IP, o browser de Internet que utiliza, as páginas que visitou na nossa plataforma, o seu comportamento relativo a “clicar e navegar” e a duração da sua sessão.

 

Para este efeito, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais com base no artigo 6(1)(f) do RGPD, no legítimo interesse da Zeelandia e dos comerciantes que vendem os seus produtos através da nossa plataforma, para que possamos melhorar ainda mais as funcionalidades da mesma.

 

(e) Se abrir uma conta na Bapacho com a nossa empresa, para fazer a gestão a conta e garantir a confidencialidade e segurança das suas compras  

Quando escolhe registar-se na nossa empresa, é necessário fornecer os dados pessoais, para que possamos criar uma conta pessoal para si. Ao criar a sua conta, enviar-lhe-emos os seus dados de login pessoais. Estes dados pessoais permitem-nos fazer a gestão da sua conta e assegurar a confidencialidade, mantendo a segurança das suas compras. Temos, por exemplo, a possibilidade de alterar a sua palavra-passe para si. No entanto, não poderemos ver a sua palavra-passe.

 

Para criar uma conta, necessitamos apenas do seu endereço de e-mail. Depois disso, cabe-lhe a si decidir qual a informação que gostaria de partilhar como, por exemplo, o seu endereço, cargo, número de telefone, género e data de nascimento, qualquer outra informação que tenha adicionado à sua conta, os seus dados de login (incluindo a sua palavra-passe), nome a exibir, a sua função, a informação sobre as suas compras e sobre os respetivos pagamentos.

 

Para este efeito, procederemos ao tratamento dos seus dados pessoais com base no artigo 6(1)(a) do RGPD, no seu consentimento e no artigo 6(1)(f) do RGPD, no legítimo interesse da Zeelandia e no seu próprio interesse, para manter a plataforma segura e prevenir comportamentos maliciosos. 

 

(f) Para lhe permitir que se ligue a nós (p. ex., através das redes sociais)  

Estamos ativos em plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram. Quando nos contacta através das redes sociais, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais, a fim de responder às suas dúvidas e às suas mensagens.

 

Fornecemos-lhe o nosso endereço de e-mail, para que nos envie o seu feedback e sugestões de melhorias, bem como a nossa informação sobre as redes sociais. Quando clicar num dos respetivos ícones (Twitter, YouTube, LinkedIn, Facebook, Instagram) na nossa plataforma, indicar-lhe-emos o website ou a app da parte externa aplicável.

 

Para tal, efetuamos o processamento do canal de comunicação que escolheu utilizar para se ligar a nós e procederemos ao tratamento dos dados pessoais que nos forneça. Tal inclui o seu nome (de utilizador), endereço, e-mail e os dados pessoais que indicou na sua mensagem. Além disso, ao clicar num dos botões apresentados, os terceiros relevantes poderão colocar cookies no seu dispositivo. Leia a declaração do cookie desse terceiro para encontrar mais informação.

 

Para este efeito, procederemos ao tratamento dos seus dados pessoais com base no artigo 6(1)(f) do RGPD, no interesse legítimo da Zeelandia em ligar-se aos utilizadores da plataforma e a outros indivíduos que queiram ligar-se à Zeelandia.

 

(g) Responder a todas as suas dúvidas sobre a Bapacho

Se entrar em contacto connosco através de support@bapacho.pt ou através do formulário de contacto na plataforma, utilizaremos os seus dados pessoais para responder às suas dúvidas sobre a Bapacho. Para isso, procederemos ao tratamento do seu nome, dos seus dados de contacto, da sua correspondência connosco e de todos os outros dados pessoais que sejam necessários para responder às suas dúvidas.

 

Se nos tiver contactado através do formulário de contacto na nossa página de apoio, os seus dados serão eliminados dos nossos sistemas dois anos após ter efetuado o último contacto. Se nos tiver contactado via support@bapacho.pt, os seus dados serão mantidos durante dois anos após ter efetuado o último contacto.

 

Para este efeito, procederemos ao tratamento dos seus dados pessoais com base no artigo 6(1)(f) do RGPD, no legítimo interesse da Zeelandia e dos utilizadores da Bapacho, para que todas as suas dúvidas sejam respondidas atempadamente.

 

(h) Cumprir com a lei  

Em alguns casos, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais para cumprir com a legislação e regulamentação. Este poderia ser, por exemplo, o caso em que se aplicam obrigações relacionadas com impostos ou conduta empresarial. A fim de cumprir a legislação e regulamentação relevantes, poderemos ter que divulgar os seus dados pessoais a instituições governamentais ou autoridades de supervisão.

 

Para tal, procederemos ao tratamento dos seus dados de contacto, tais como o seu endereço e e-mail, dados pessoais tais como o seu nome e data de nascimento, informação sobre pagamentos, histórico de pagamentos e encomendas, e dados da sua câmara de comércio, de IVA e dados fiscais.

 

  1. COOKIES

Recolhemos ainda informações através da utilização de cookies. Os cookies são pequenos ficheiros de informação que guardam e recuperam informação sobre a sua visita a este website. Utilizamos cookies para melhorar ainda mais a nossa plataforma e para nos certificarmos de que tudo funciona corretamente. Na Zeelandia preocupamo-nos com a sua privacidade. Consequentemente, não utilizamos os chamados cookies de “rastreio", que fazem o tratamento os seus dados pessoais. Os únicos cookies que utilizamos são cookies funcionais e cookies analíticos, que limitamos a dados agregados, utilizados simplesmente para fins estatísticos da Zeelandia e dos nossos comerciantes. Portanto, não utilizamos cookies analíticos para recuperar os seus dados pessoais.

 

  1. QUEM TEM ACESSO AOS SEUS DADOS PESSOAIS? 

 

6.1 Acesso aos seus dados pessoais dentro da Zeelandia

Como organização global, os dados que recolhemos poderão ser transferidos internacionalmente através da nossa organização mundial. Os seus dados pessoais poderão ser trocados dentro do grupo Zeelandia, se tal for necessário para servir os fins aplicáveis e apenas por colaboradores em relação aos quais o acesso aos dados pessoais é necessário para o desempenho das suas funções. Trocamos os seus dados para fins administrativos e para que possamos ter uma visão completa dos seus contactos com o grupo Zeelandia. Poderemos ainda trocar os seus dados para lhe oferecer um pacote completo de serviços e produtos.

 

A Zeelandia tem uma estrutura de autorização implementada. Os nossos colaboradores estão autorizados a aceder aos dados pessoais apenas na medida do que é necessário para os fins aplicáveis e para desempenhar as suas funções.

 

6.2 Acesso aos seus dados pessoais por parte de terceiros

Os terceiros adiante indicados terão acesso aos seus dados pessoais, sempre que tal seja relevante para o fornecimento dos seus produtos ou serviços à nossa empresa:

 

  • O seu comerciante local, a fim de proceder ao tratamento da sua encomenda.
  • A TransIP, que é a nossa prestadora de serviços de website.
  • A Stripe, que é a prestadora de serviços de pagamento.*

 

* Tenha em atenção que a Stripe fornecerá serviços a partir de sistemas localizados nos Estados Unidos ou em outros países fora da Europa, uma vez que a Stripe é uma parte sediada nos EUA. Consequentemente, se optar por pagar os seus produtos através de pagamento online, é possível que os seus dados de pagamento possam ser transferidos, tratados e armazenados fora da Europa pela Stripe e podem estar sujeitos à divulgação conforme exigido pelas leis aplicáveis. Para mais informações, leia a Política de privacidade da Stripe.

 

Quando quaisquer terceiros tiverem acesso aos seus dados pessoais, adotaremos as medidas contratuais, técnicas e organizacionais necessárias para assegurar que os seus dados pessoais só sejam objeto de tratamento na medida em que tal tratamento seja necessário. Os terceiros só procederão ao tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a legislação aplicável.

 

Se os seus dados pessoais forem transferidos para um destinatário num país que não proporcione um nível adequado de proteção de dados pessoais, adotaremos todas as medidas para assegurar que os seus dados pessoais são protegidos de forma adequada, como por exemplo, a celebração de Cláusulas Contratuais Normalizadas da UE com os destinatários em questão.

 

Noutros casos, os seus dados pessoais não serão fornecidos a terceiros, exceto quando tal for requerido por lei.

 

6.3 A utilização dos seus dados pessoais por subcontratantes

Quando um terceiro procede ao tratamento dos seus dados pessoais seguindo apenas as instruções da Zeelandia, atua na qualidade de subcontratante. Celebramos um contrato com esse subcontratante para o tratamento de dados pessoais. Neste contrato incluímos a obrigação de assegurar que os seus dados pessoais sejam tratados pelo subcontratante exclusivamente no regime de prestação de serviços à nossa empresa.

 

  1. COMO SÃO SALVAGUARDADOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 

A Zeelandia adotou todas as medidas de salvaguarda adequadas para assegurar a confidencialidade e segurança dos seus dados pessoais. Implementámos medidas técnicas, físicas e organizacionais adequadas para proteger os dados pessoais contra destruição acidental ou ilegal ou perda acidental, dano, alteração, divulgação ou acesso não autorizado, bem como todas as outras formas de tratamento ilegal (incluindo, sem limitar, recolha desnecessária) ou qualquer outra forma de tratamento posterior. Alguns exemplos são as políticas de segurança informática, a formação de pessoal e servidores seguros. Os seus dados pessoais são armazenados dentro do Espaço Económico Europeu. Tenha em atenção que isto pode não se aplicar à Stripe, o nosso fornecedor de serviços de pagamento, conforme explicado no parágrafo 6.2.

 

  1. DURANTE QUANTO TEMPO SÃO MANTIDOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais serão eliminados ou anonimizados quando deixarem de ser necessários para os fins em relação aos quais são objeto de tratamento. Enquanto tiver uma conta ativa, a informação ligada à sua conta ficará armazenada na nossa base de dados. A informação relativa à sua encomenda será armazenada durante um período máximo de dois anos após a encomenda em questão ser efetuada. Os dados que são explicitamente utilizados durante uma promoção ou sorteio serão anonimizados após o período dessa promoção ou sorteio.

 

  1. COMO PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS DE PRIVACIDADE? 

Tem direito a solicitar o acesso a uma visão geral dos seus dados pessoais, e em certas condições, a proceder à retificação e/ou eliminação de dados pessoais. Além disso, poderá também ter direito de restrição de tratamento dos seus dados pessoais, direito de oposição ao tratamento, bem como direito à portabilidade de dados. 

 

Para invocar o seu direito de acesso, retificação e/ou eliminação de dados pessoais, o direito de restrição de tratamento e/ou o direito de oposição ao tratamento, bem como a invocação do seu direito à portabilidade de dados, agradecemos que nos contacte, utilizando os dados de contacto que se encontram no fim da presente Declaração de Privacidade. Por favor, esteja ciente de que poderemos solicitar informação adicional para verificar a sua identidade. 

 

Se tiver dado o seu consentimento para um determinado fim, poderá retirar esse consentimento em qualquer altura. Esteja ciente de que essa retirada não tem efeitos retroativos. Poderá contactar-nos utilizando os dados de contacto que se encontram no fim da presente Declaração de Privacidade, ou, no caso de newsletters, cancelando a subscrição através do botão exibido em cada e-mail.

 

  1. TEM DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES? 

 

Se tiver mais dúvidas sobre a forma como procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais, contacte a nossa equipa de privacidade através de support@bapacho.pt em primeiro lugar. Se for necessário para proceder ao tratamento dos dados, qualquer dúvida ou reclamação será encaminhada para o escritório local da Zeelandia, no seu país ou região. Em relação a quaisquer dúvidas sobre os produtos que encomendou, por favor contacte a sua loja local. 

 

Se ainda for da opinião de que o seu pedido ou reclamação não foi tratado por nós de forma satisfatória, tem direito a apresentar uma queixa à autoridade local de supervisão de proteção de dados. Por favor contacte a sua autoridade local de supervisão de proteção de dados, através dos dados de contacto no website respetivo.

 

Utilizamos cookies para otimizar a sua experiência na Bapacho. Por favor, leia a nossa declaração de privacidade para mais informação